Wednesday, October 25, 2006

ECS 8

Oi turma do PEAD!
Esta é a minha imagem para a ECS 8. Quem tem igual?


aline
[ponto] c [ponto] bittencourt [arroba] gmail [ponto] com

Monday, October 16, 2006

Dica de leitura

Olá comunidade do PEAD!

Recomendo a todos a leitura da Zero Hora de domingo, onde vários colunistas falam do magistério de ontem e de hoje.
Também tem uma matéria muito boa sobre a educação e o professor do futuro.
Tudo está dentro do que estamos estudando, a importãncia do professor mediador, do bom uso das tecnologias e da atualização constante.
Abraços a todos!
Aline

Sunday, October 15, 2006

Semana 2 - Atividade 3

Disciplina: Escola cultura e sociedade (ECS)

1. Qual a posição de Durkheim frente ao que diz Stuart Mill?
Durkheim diz que a definição de Stuart Mill, engloba muitas coisas, fatos diversos que podem ser confundidos . Conclui que a ação de uma geração sobre a outra pode ser chamada de educação.

2. Quais as duas definições ressaltadas por Durkheim? Explique o ponto fraco em que incorrem?
As duas definições são:

  • Perfeição e harmonia: “O fim da educação é desenvolver em cada indivíduo toda a perfeição de que ele seja capaz.” Kant
  • Utilitária: “ Fazer do indivíduo um instrumento de felicidade para si mesmo e para os seus semelhantes “ James Mill

Ponto Fraco: As duas definições consideram que exista uma educação ideal, perfeita e apropriada para todos os homens indistintamente.

Para Durkheim este seria o ponto fraco , pois é preciso considerar a história dos indivíduos, tempo e meio em que vivem para tentar fazer de “uma personalidade autônoma” e não uma “coisa da sociedade”.

3. O que é preciso, de acordo com Durkheim, para definir educação?
Para definir educação, Durkheim pensa ser preciso considerar os sistema educativo e sua história, a sociedade, os valores. A ação da educação acontecerá com a influencia das gerações adultas sobre as gerações mais jovens.

4. De acordo com Durkheim, que fatos levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual quanto físico e moral?
Os fatos são: os símbolos religiosos, a história, o direito, o dever, a relação homem e sociedade, o progresso, a ciência,as artes, o espírito de pertença a uma nação. Todos estes fatores constituíram a parte básica da educação.

5. Segundo o autor, que função o "ideal" a ser realizado têm que suscitar na criança?
Desenvolver habilidades para torná-la um membro da família e da sociedade.

6. A partir da definição "A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objeto suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destine" o que conclui Durkheim? Explique ?

Durkheim conclui que é necessário como formação básica, preparar a criança para conviver e interagir na família e na sociedade em que vive, oferecendo a ela possibilidades de desenvolver habilidades comuns a todos, das quais surgirá a capacidade de identificar suas aptidões individuais e expressá-las, contribuindo através de seu diferencial com a sociedade onde vive.

7. Como o autor explica que sociedade e indivíduo são idéias dependentes?

Explica, dizendo que o indivíduo manifesta através das gerações o desejo de melhorar a sociedade onde vive, e a sociedade através da educação quer engrandecê-lo e torná-lo melhor, verdadeiramente humano, o que só ocorrerá com a vontade e consciência deste indivíduo.

Saturday, October 14, 2006

15 de outubro dia do Professor

Algumas pessoas ficam famosas pelo que elas fazem,
outras pelo que sabem,
e outras pelo que são!
Feliz dia do professor!

Esta mensagem é para todos os colegas, professores e tutores do Pead 2006

Monday, October 02, 2006

Atividade 1


2 de outubro de 2006



Eu sou Aline. Sou filha, mana, preocupada, agitada, criativa, dedicada, uma pessoa de fé, recentemente esposa e dona de casa, o que é curioso pois nunca havia pensado em casar.

Sou professora, profissão que também não pensava que iria seguir, até fazer meu estágio do magistério.
Tornei-me professora porque gosto de gente, gosto da diversidade cultural, social, gosto de trabalhar sabendo que cada dia será diferente do outro, que cada resposta a minha proposta de trabalho será também diversificada.
Sou professora porque gosto de ver a vida em movimento, gosto de crescimento,de resultados e mudanças, não importa o tempo em que essas coisas aconteçam o importante é semear.
Fui ousada em escolher esta profissão, em exercer um papel tão importante na sociedade, que atinge cada um dos cinqüenta educandos que convivo diariamente, somando-se a eles suas famílias.
Tenho ousadia em ser durante um turno, professora da escola pública e receber um salário tão precário. Estar também na escola privada, convivendo com duas realidades muito diferentes e ainda cursando a faculdade, um objetivo na minha vida.
Tenho medo, às vezes, de não concluir o curso, pois este conhecimento é essencial em minha vida profissional e pessoal, é algo que quero muito concluir.
Assusta-me também, não saber o que fazer, não sendo professora porque é o que eu realmente gosto , e fazer o que se gosta é prioridade na vida, isto aprendi com meu pai. Com minha mãe aprendi a ser professora, algo que ela não é por profissão,mas por vocação.
Gostaria de dialogar sobre o desafio e a ousadia de ser professor hoje, trabalhando com seres humanos numa sociedade tão desumanizada, carente de educação, valores e família.
Gostei muito de ler o texto e fazer está atividade, achei bem interessante a questão social que aparece no início do texto,mostrando a distância entre governo e população.
O texto foi para mim um instrumento de reflexão social e pessoal, pois estou vivendo um ano muito novo em minha vida, principalmente no aspecto profissional, pois eu trabalhava e morava em Cachoeira do Sul, onde a realidade das escolas é bastante diferente daqui, mas o desafio é fundamental e mesmo quando pensamos não ter ferramentas para executar certos trabalhos, elas aparecem e nós sempre sabemos usá-las da melhor forma possível.