Esta é a minha imagem para a ECS 8. Quem tem igual?
aline [ponto] c [ponto] bittencourt [arroba] gmail [ponto] com
Disciplina: Escola cultura e sociedade (ECS)
1. Qual a posição de Durkheim frente ao que diz Stuart Mill?
Durkheim diz que a definição de Stuart Mill, engloba muitas coisas, fatos diversos que podem ser confundidos . Conclui que a ação de uma geração sobre a outra pode ser chamada de educação.
2. Quais as duas definições ressaltadas por Durkheim? Explique o ponto fraco em que incorrem?
As duas definições são:
Para Durkheim este seria o ponto fraco , pois é preciso considerar a história dos indivíduos, tempo e meio em que vivem para tentar fazer de “uma personalidade autônoma” e não uma “coisa da sociedade”.
3. O que é preciso, de acordo com Durkheim, para definir educação?
Para definir educação, Durkheim pensa ser preciso considerar os sistema educativo e sua história, a sociedade, os valores. A ação da educação acontecerá com a influencia das gerações adultas sobre as gerações mais jovens.
4. De acordo com Durkheim, que fatos levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual quanto físico e moral?
Os fatos são: os símbolos religiosos, a história, o direito, o dever, a relação homem e sociedade, o progresso, a ciência,as artes, o espírito de pertença a uma nação. Todos estes fatores constituíram a parte básica da educação.
5. Segundo o autor, que função o "ideal" a ser realizado têm que suscitar na criança?
Desenvolver habilidades para torná-la um membro da família e da sociedade.
6. A partir da definição "A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objeto suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destine" o que conclui Durkheim? Explique ?
Durkheim conclui que é necessário como formação básica, preparar a criança para conviver e interagir na família e na sociedade em que vive, oferecendo a ela possibilidades de desenvolver habilidades comuns a todos, das quais surgirá a capacidade de identificar suas aptidões individuais e expressá-las, contribuindo através de seu diferencial com a sociedade onde vive.
7. Como o autor explica que sociedade e indivíduo são idéias dependentes?
Explica, dizendo que o indivíduo manifesta através das gerações o desejo de melhorar a sociedade onde vive, e a sociedade através da educação quer engrandecê-lo e torná-lo melhor, verdadeiramente humano, o que só ocorrerá com a vontade e consciência deste indivíduo.