Sunday, July 22, 2007

Escola: de espectador a protagonista

Este foi o título do 9º congresso da escola particular gaúcha que participei entre os dias 18 e 20 de julho, promovido pelo SINEPE-RS

Não poderia deixar de registrar em meu blog algumas memórias deste curso onde eu ouvi :

Bernard Charlot, Guiomar Namo de Mello, Elvira Lima, Mário Sérgio Cortella,José Pacheco (do trabalho Fazendo a Ponte) e muito mais.

" A escola é um espaço específico onde as gerações mais novas aprendem e perpetuam espécie"

" A formação de novas memórias são feitas através de vários processos que levaram o conhecimento para a memória de longa duração". -nesta palestra assistimos um vídeo sobre memória que eu estou tentando encontrar.

"em nossa sociedade é valorizada a idéia de juventude e não o jovem"

" O enlace emocional é importante na formação de novas memórias"
" A vida é curta para ser pequena"

Bem pessoal, como podem ver nossos estudos estão dentro do que eu tive no curso, fora a idéia de ética, as falas sobre Paulo Freire e sobre a escola da Ponte, na precisei dar uma de penetra, mas meus 15 minutos valeram a pena!

Hoje eu viajo para mais um curso!
Beijo a todos e obrigada aos professores que nos deixam por dentro de tudo, me senti bem por já ter várias informações e assim poder questionar mais durante as palestras.

2 comments:

Ni said...

Olá, Aline. Fico contente de acompanhar teu crescimento e superação aqui no curso. Há alguns meses, estava com algumas grandes pendências e, com esforço, hj estás em dia no Seminário Integrador II com contribuições pertinentes. Parabéns. Um abraço, Anice.

Ni said...

OBS - A qualidade do blog está mto boa, mas tente escrever com uma maior freqüência, ok?