Friday, July 27, 2007

Curso de extensão em Alfabetização



Retornei quarta-feira a noite da 2ª etapa do curso de Extensão em Alfabetização, promovido pela rede Marista em que eu trabalho.
Este curso é uma preparação para os nove anos, entre muuuito frio em Veranópolis os seguintes assuntos:

Competências lingüísticas e discursivas a serem desenvolvidas na alfabetização
Palestrante: Maria José da Nóbrega (ed.Moderna)

Nesta palestra falou-se sobre as formas de ajudar o educando qualificando sua escrita, o mais interessante foram as atividades sobre os textos e principalmente a forma de correção das produções textuais incentivando o educando a escrever cada vez mais.

Desenvolvimento Normal e Patológico na Infância
Palestrantes: Noeli Maggi e Susana Dorneles (PUCRS)

Esta exposição falou-nos das organizações familiares, fizemos também estudos de casos, diferenciando patologias da normalidade de uma criança.

A Ludicidade: componente indispensável no processo de ensino e aprendizagem
Palestrante: Tânia Fortuna (UFRGS)

Assisti novamente a maravilhosa Tânia Fortuna, já havia feito cursos com ela quando nos preparamos e estudamos para abertura da brinquedoteca do nosso colégio, ressaltando sempre a importância do brincar nas relações e na aprendizagem.

Propostas Educativas: Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental
Palestrantes: Marlene Rosek e Maria Inês Vitória ( PUCRS)
Falou-se sobre a criança da sociedade moderna, a ausência do brincar, a família moderna e a angústia dos professores frente a esta nova educação.

Após as palestras tivemos um dia e uma noite para rever nossos planos de estudos e reestrutura-los.Foi ótimo pois estivemos reunidos por série e podemos discutir, trocar idéias e crescer juntos.

Bem agora é trabalhar para colocar as atividades do curso em dia sobretudo com uma super gripe em meu corpo.

5 comments:

Luciene Sobotyk said...

Oi ALINE1saudades de vc!!!Maravilhosos os cursos que andas fazendo hein?E que boa oportunidade conhecer José Pacheco,já que temos que fazer um trabalho sobre a Escola da Ponte...Estou maravilhada com estas tuas últimas postagens.Boa semana prá vc.Beijo grande,Luciene

Inês Cristina said...

Oi amiga! Que saudade! Para variar está gripada, hein?! Te cuida!
Tenha um bom retorno e nos vemos com certeza dia 8/8 para a nossa avaliação. Beijos!!!

Adriana Irigaray said...

Oí Aline, o curso que particiastes deve ter sido muito bom, mesmo. Os assuntos todos fundamentais, para o nosso dia-a-dia, fiquei com um pouquinho de inveja...Um bom retorno e um ótimo trabalho.
Bjs...
Adriana

Luciene Sobotyk said...

Oi Aline!
Espero que tenhas melhorado da gripe.Pronta para a prova de quarta? Boa sorte e bom início de semana. Beijo grande,Luciene

Iris said...

Olá, Aline

Muito interessantes as formações que tens feito. Tens apresentado os certificados para créditos nos Estudos Complementares?
Fiquei especialmente interessada em saber o que recomendaram para a correção dos textos e como o fazem de modo a incentivar o educando a escrever cada vez mais. Quem sabe um dia destes tens tempo para especificar este aspecto no teu blog. Penso que pode ser interessante para todos.
As tecnologias da informação e comunicação, neste contexto, foram abordadas?
Abra@os, Iris