Monday, October 02, 2006

Atividade 1


2 de outubro de 2006



Eu sou Aline. Sou filha, mana, preocupada, agitada, criativa, dedicada, uma pessoa de fé, recentemente esposa e dona de casa, o que é curioso pois nunca havia pensado em casar.

Sou professora, profissão que também não pensava que iria seguir, até fazer meu estágio do magistério.
Tornei-me professora porque gosto de gente, gosto da diversidade cultural, social, gosto de trabalhar sabendo que cada dia será diferente do outro, que cada resposta a minha proposta de trabalho será também diversificada.
Sou professora porque gosto de ver a vida em movimento, gosto de crescimento,de resultados e mudanças, não importa o tempo em que essas coisas aconteçam o importante é semear.
Fui ousada em escolher esta profissão, em exercer um papel tão importante na sociedade, que atinge cada um dos cinqüenta educandos que convivo diariamente, somando-se a eles suas famílias.
Tenho ousadia em ser durante um turno, professora da escola pública e receber um salário tão precário. Estar também na escola privada, convivendo com duas realidades muito diferentes e ainda cursando a faculdade, um objetivo na minha vida.
Tenho medo, às vezes, de não concluir o curso, pois este conhecimento é essencial em minha vida profissional e pessoal, é algo que quero muito concluir.
Assusta-me também, não saber o que fazer, não sendo professora porque é o que eu realmente gosto , e fazer o que se gosta é prioridade na vida, isto aprendi com meu pai. Com minha mãe aprendi a ser professora, algo que ela não é por profissão,mas por vocação.
Gostaria de dialogar sobre o desafio e a ousadia de ser professor hoje, trabalhando com seres humanos numa sociedade tão desumanizada, carente de educação, valores e família.
Gostei muito de ler o texto e fazer está atividade, achei bem interessante a questão social que aparece no início do texto,mostrando a distância entre governo e população.
O texto foi para mim um instrumento de reflexão social e pessoal, pois estou vivendo um ano muito novo em minha vida, principalmente no aspecto profissional, pois eu trabalhava e morava em Cachoeira do Sul, onde a realidade das escolas é bastante diferente daqui, mas o desafio é fundamental e mesmo quando pensamos não ter ferramentas para executar certos trabalhos, elas aparecem e nós sempre sabemos usá-las da melhor forma possível.

9 comments:

Alexandra said...

Aline gostei muito do teu texto,também amo a vida e todo esse movimento.Também sou de Cachoeira do Sul,voltando ao texto de Saramago vejo como é bom ir atrás dos nossos sonhos.Noso grande desafio foi embarcar como tripulação nesse projeto do pead,mas como o indivíduo do texto não devemos desistir perante as dificuldades.Beijocas.

Chaine Mello said...

POXA QUE BOM LER A 'TUA VIDA' E SABER UM POUQUINHO DE TI, PERCEBO QUE TEMOS ALGUMAS COISAS EM COMUM, ESPERO PODER AMPLIAR ESSA AMIZADE...ESSE ANO TAMBÉM ESTÁ SENDO BEM ATÍPICO PRÁ MIM...HOJE SOU ESPOSA...UM PAPEL, QUE COMO TU, NÃO PENSAVA EM EXERCER, PELO MENOS NÃO TÃO CEDO...RISOS...A FACULDADE FOI ALGO NÃO POR ACASO, PORQUE NÃO ACREDITO EM "ACASO", MAS FOI ALGO QUE EU NEM IMAGINAVA, QUERIA MUITO, MAS NAUM IMAGINAVA...MUDANÇAS, MUDANÇAS...MUITO BOM, NÉ?! TUDO DE BOM PRÁ TI! BJOS

Adriana Irigaray said...

Bom dia Aline, a página da tua escola São Francisco ficou bem legal, aproveito para avisar que, no feriadão o Pólo, abrirá na sexta-feira, dia 13/10/2006, das 8h as 12hs.Bjs.Adriana

Beatriz said...

Oi Aline, teu texto está ótimo. Mas acho que teu blog está meio esquecidinho. Veja que, em mais de 1 mês, tens duas postagens. Pouco não? Queremos te ler mais!!
Um abração
Bea

Inês Cristina said...

Oi amiga! Lendo teu texto percebe-se claramente o teu amor pelo magistério e com certeza isso será a força para concluíres a faculdade. Adorei ter te conhecido. É uma pessoa muito querida. Beijos !! Inês Cristina

Inês Cristina said...

FELIZ DIA DOS PROFESSORES!!! UM ABRAÇÃO!!! INÊS CRISTINA

LIDIANE said...

Felicidades pelo dia do professor!

Luciana Betat said...

Primairamente quero te desejar um feliz dia do professor e te dizer que gostei muito do teu blog,principalmente o texto sobre tua vida.E tem um fato que me chamou atenção,pois eu também sou de Cachoeira do Sul.Como tem se saído com os trabalhos?Como tens lidado com as dificuldades,se é que teve alguma?Beijos e boa semana!

Adriana Arruda Blog said...

Oi Aline! Sou do PEAD de São Leopoldo, que legal poder conhecer vc ! Espero que apesar das distâncias possamos trocar idéias! Um abraço pra vc! Adriana