Sunday, October 15, 2006

Semana 2 - Atividade 3

Disciplina: Escola cultura e sociedade (ECS)

1. Qual a posição de Durkheim frente ao que diz Stuart Mill?
Durkheim diz que a definição de Stuart Mill, engloba muitas coisas, fatos diversos que podem ser confundidos . Conclui que a ação de uma geração sobre a outra pode ser chamada de educação.

2. Quais as duas definições ressaltadas por Durkheim? Explique o ponto fraco em que incorrem?
As duas definições são:

  • Perfeição e harmonia: “O fim da educação é desenvolver em cada indivíduo toda a perfeição de que ele seja capaz.” Kant
  • Utilitária: “ Fazer do indivíduo um instrumento de felicidade para si mesmo e para os seus semelhantes “ James Mill

Ponto Fraco: As duas definições consideram que exista uma educação ideal, perfeita e apropriada para todos os homens indistintamente.

Para Durkheim este seria o ponto fraco , pois é preciso considerar a história dos indivíduos, tempo e meio em que vivem para tentar fazer de “uma personalidade autônoma” e não uma “coisa da sociedade”.

3. O que é preciso, de acordo com Durkheim, para definir educação?
Para definir educação, Durkheim pensa ser preciso considerar os sistema educativo e sua história, a sociedade, os valores. A ação da educação acontecerá com a influencia das gerações adultas sobre as gerações mais jovens.

4. De acordo com Durkheim, que fatos levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual quanto físico e moral?
Os fatos são: os símbolos religiosos, a história, o direito, o dever, a relação homem e sociedade, o progresso, a ciência,as artes, o espírito de pertença a uma nação. Todos estes fatores constituíram a parte básica da educação.

5. Segundo o autor, que função o "ideal" a ser realizado têm que suscitar na criança?
Desenvolver habilidades para torná-la um membro da família e da sociedade.

6. A partir da definição "A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objeto suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destine" o que conclui Durkheim? Explique ?

Durkheim conclui que é necessário como formação básica, preparar a criança para conviver e interagir na família e na sociedade em que vive, oferecendo a ela possibilidades de desenvolver habilidades comuns a todos, das quais surgirá a capacidade de identificar suas aptidões individuais e expressá-las, contribuindo através de seu diferencial com a sociedade onde vive.

7. Como o autor explica que sociedade e indivíduo são idéias dependentes?

Explica, dizendo que o indivíduo manifesta através das gerações o desejo de melhorar a sociedade onde vive, e a sociedade através da educação quer engrandecê-lo e torná-lo melhor, verdadeiramente humano, o que só ocorrerá com a vontade e consciência deste indivíduo.

1 comment:

Beatriz said...

Oi Carla, vi que começastes a colocar aqui tuas produções nos outros seminários. Mas, lembra que combinamos que esse blog tb seria um espaço onde seriam registradas as ações e reflexões acerca do processo de aprendizagem que cada um de vocês desenvolve de maneira diferente. Esses registros nos dariam condições e elementtos para apoirmos e faciltarmos o avanço. Vamos registrar de forma mais sistemática e frequente?
Um abraço
Bea