Monday, September 29, 2008

Ensaio sobre a cegueira







Ontem assisti este filme "Ensaio sobre a cegueira", baseado na obra de Saramago e dirigido pelo brasileiro Fernando Meirelles. O filme é bastante denso, com cenas que mexem muito com a gente, revoltam, irritam e sobretudo, nos fazem refletir.
Fiquei pensando como o ser humano consegue tristemente se adaptar a situações extremas sem nenhum limite,e que mesmo sem saída, muitos homens querem acumular coisas "dinheiro", sem pudor e sem respeito algum pelo próximo, apenas pensando no poder que pode exercer sobre o outro.
Ainda estou digerindo o filme, e já penso na possibilidade de rever, mesmo tendo vontade de sair do cinema em alguns momentos.
Não vou contar o filme, vou apenas recomendar, porém não posso deixar de escrever para o meu grupo do PA, sobre uma cena que tem tudo a ver com o nosso trabalho... Durante o filme em meio ao verdadeiro desespero e caos, um senhor consegue sintonizar seu velho rádio de pilhas já fracas em uma rádio AM, para muitas pessoas que não conseguiam nem ouvir direito, mas... por um momento, por um momento apenas a música influenciou o comportamento delas de diversas formas diferente, fazendo chorar, sonhar, ou simplesmente esquecer por alguns momentos, aquele drama horroroso que estavam vivendo.
Foi uma cena brilhante que tem conexão direta com a nossa pesquisa.

No comments: