Monday, September 07, 2009

Pedagogia: O passado nos condena e a ação nos liberta

A leituras realizadas sobre Didática foram muito ricas, além de breves e objetivas, mostraram que o passado está mais presente do que imaginávamos na escola de hoje.
As mudanças dependem muito de nós professores, mas desde de Comenio, até hoje muitos erros apontados são os mesmos que continuam a ser repetidos. Por que?
Espero que possamos evoluir a cada dia através do PEAD, modificando nossas realidades como muitos já vem fazendo ao longo do curso, nunca esquecendo os principios metodológicos de Comenio: A consideraçao pelo aluno e suas particularidades, a relação professor/aluno, a vivencia de conceitos abstratos e a educação para todos, como salvação também nos dias de hoje, porque quem tem conhecimento é livre e está salvo!

2 comments:

Colégio Érico Veríssimo said...

Oi Aline!

Que bom visitar teu blog!!!
Que as reflexões trazidas através do Pead possam repercutir em nossas escolas.
Passa no fórum e leva esta tua relexão, ok?

Abraços :-)

Beatriz said...

Aline, minha querida, vamos combinar que não precisavas de Comenius para te dar conta de que temos muito de séculos e séculos atrás na escola!! Tenho ceteza de que a experiência em aula, os cursos, as observações dos colegas, as leituras anteriores já tinham construido um conhecimento prévio bastante denso e antes do momento atual. Talvez, faltava pensar sobre isso? Ser cutucada? Vistes como é interessante o fato de que , cada um, tem um momento para despertar? Respeitas isso na sala de aula? Cutucas constantemente para oportunizar saidas do sono mental?
Um abração
Bea