Saturday, December 11, 2010

Considerações finais



O PEAD em minha vida foi um passo muito importante, pois meu sonho maior sempre foi fazer uma faculdade. Sem o conhecimento somos incompletos, um professor sem um diploma superior é ainda mais incompleto.
O PEAD foi uma oportunidade para que eu conseguisse uma boa formação, no tempo que eu tinha e com as facilidades de um curso a distância, que eu imaginava. Me enganei, de facilidades, foram muito poucas, já no início percebi que a disciplina de estudar em casa era fundamental, e eu não tinha. Lutei durante todo o curso contra este fato.
As tecnologias caíram de paraquedas, pois eu não imaginava que iríamos trabalhar com isto. Certamente eu até hoje, não saberia o que é um Blog, um pbworks, um mapa conceitual,entre tantos outros desafios.Era como matar um leão a cada semestre...
Ao fim dos semestres de estudo, fazíamos memoriais, portifólios e apresentávamos para os colegas, avaliávamos eles, e éramos avaliados.
O Blog permanecia, todos os semestres junto com a gente. Eu, como sempre, com dificuldades de alimentar meu Blog, mesmo gostando muito desta ferramenta, é muito difícil habituar-se ao uso de novas formas e maneiras de manifestar nosso conhecimento, ao menos para mim, foi.
Para fazer esta postagem, li novamente meus portifólios. através deles fica claro que o amior objetivo do curso, é melhorar a escola pública, nos melhorando. Todas as questões são de cunho reflexivo, crítico em cima de nossa prática docente. Partindo das interdisciplinas e de asssuntos atuais como o filme (Entre os muros da escola), o PEAD manteve sempre uma exigência ímpar conosco, garantindo nosso crescimento pessoal e profissional a cada semestre e fazendo com que tomássemos conhecimento disto.
Junto com o PEAD, passamos por vários momentos em nossas vidas, alegres e tristes. Com o PEAD eu inicie uma nova vida, casei e mudei para Porto Alegre em 2006, mas o momento mais difícil para mim foi quando passei por crises de pânico e escrevi sobre isto na minha apresentação em julho de 2009.

video

O PEAD para mim foi sempre um desafio, muitas vezes pensei em desistir, foi difícil...
Ontem na apresentação do TCC, a professora Rosane me perguntou, o que o PEAD contribuiu para minha prática, posso dizer que com o PEAD aprendi a ter mais disciplina, perseverança, determinação, a pesquisar, buscar, refletir e principalmente documentar a minha prática, coisa que nós, professores temos bastante dificuldade em fazer. Aprendi também que para isto é preciso valorizar a nossa profissão e o nosso papel na sociedade, e isso o PEAD também contribuiu, após o PEAD, sou adepta da fé, fé em mim e na educação.
Hoje o PEAD, já começa a deixar um vazio em mim... é muito estranho, como vai ser, sem postagens para amanhã, sem trabalho, sem texto pra ler, sem, sem, sem...

1 comment:

Biapedag said...

Aline!!!

Um beijo, felicidades e muito sucesso em tua trajetória!
Feliz Formatura!
Bjs