Saturday, April 17, 2010

Primeira semana de Estágio

MARAVILHOSA!!!!!!!

Só o que eu posso dizer da minha primeira semana,é que foi maravilhosa!!!!
O projeto está dando muito certo, os alunos estão crescendo muito juntos.
É incrível ver a sala de aula, com uma sintonia tão grande. Fico olhando eles trabalhando, se virando para conseguir produzir o que foi proposto. Não imaginava que seria assim, no fundo acho que não acreditava o suficiente na arquiterura pedagógica que partiu deles e nem no trabalho que eles estão desenvolvendo.
A autonomia é surpreendente, os conflitos existem sim, atrapalham alguns grupos em certos momentos, mas estão sendo desafiados a resolver através de diálogo e combinções.
Pretendo iniciar a ideia de ter um líder por semana em cada grupo, que possa ajudar fazendo o meio campo entre as combinações e os conflitos, tarefas e tempo para executar, anotações das dúvidas, curiosidades e descobertas. Esta ideia surgiu de uma leitura que fiz em uma formação da escola "A constituição de um grupo de trabalho - suas exigências e suas características " de Madalena Freire. Baseada nesta proposta pretendo que a escolha do primeiro coordenador parta dos componentes do grupo, e a cada semana um educando irá exercer a capacidade de liderança, que irá desenvolver várias habilidades importantes para o processo de civilidade, no qual está baseado o meu projeto de estágio.
Os grupos foram feitos por mim de acordo com o desenvolvimento cognitivo das crianças, para tal busquei suporte na revista Nova Escola
Na avaliação da temática percebi que alguns alunos não estão gostando do seu grupo, o motivo alegado é não estar com os amigos, penso em deixar como está, pois é importante aprender a conviver com outros e descobrir novas amizades.
As produções escritas estão no blog Jornal da turma 31, foram textos curtos, mas que me deixaram orgulhosa porque foram feitos em grupo, com poucas dificuldades na escrita e digitados por eles, usamos para a digitação um telão onde o grupo digitavsa e lia, eles percebiam quando tinham repetido muito uma mesma palavra, ou quando a frase poderia ser melhorada, para mim isto foi glorioso! Ano passado ainda não estavam lendo!
Nós convidamos os alunos das ou tras turmas para trabalhar a temática indígena e no sábado de manhã tivemos aula , com a apresentação de cada uma das turmas, trabalho que partiu da nossa ideia e fechou a semana com chave de ouro.
Veja em nosso Jornal da turma 31.

4 comments:

Gabriela Sargenti said...

Aline, minha amiga, fiquei encantada com o trabalho que estás realizando com teus alunos.
Sempre acreditei em tua capacidade, assim como nas conquistas que realizas junto às tuas turmas, tão complexas e diferentes. Parabéns!!!

GLAUBER MORAES said...

Oi Aline! A primeira semana de estágio tive problemas parecidos nos grupos de trabalho, tanto que agora no início estamos fazendo atividades de adaptação e entrosamento dos novos grupos, já que nem todos que já tinham sintonia com um coleguinha ficou com os seus amigos, nos dividimos em grupinhos e em alguns grupinhos teve conflitos tanto de comportamento como divergência de ideias, adorei quando começaram a debater sobre diferente opiniões, estou construindo a confiança e autonomia, na primeira semana brincamos, dançamos e realizamos combinações e na segunda que já está pela metade reforçamos combinações com a ajuda da história da galinha ruiva, seria justo um só faer o bolo?

GLAUBER MORAES said...

Siga em frente parabénssss!!!! De vez em quando venho te visitar, porque estou ansioso comigo e com todas as colegas do curso, gostaria de ter mais tempo para visitar todas.
Sucessos

mauranunes.com said...

Aline que trabalho bacana! Estás buscando subsídios, motivando as crianças para os trabalhos! Muito boa a idéia de fazer um rodízio de liderança, pois os auxiliará na constituição da autonomia, iniciativa, organização, etc... E estou gostando de ver a participação de colegas aqui no teu blog! Compartilhar experiências e colaborar uns com os outros é fundamental nesse momento. Afinal, todos estão no mesmo barco, não é mesmo! Bjs, Maura - tutora do SI