Monday, May 03, 2010

Terceira Semana de Estagio

COMUNIDADE

Nesta semana, o assunto realmente se aproximou da realidade dos alunos.
O tema comunidade, colaborou muito para a fala espontânea, muitos relataram os principais problemas comunitários, misturando suas famílias, suas vidas.
Foi muito importante para mim, pois vejo que consegui algo como professora, que muitas vezes tentei sem sucesso. Percebi a confiança dos alunos em mim, mesmo sendo difícil ouvir certos relatos.
Foi uma semana diferente, pois nossos trabalhos só terminaram hoje, na segunda-feira, assim como a nossa postagem do blog.
A nova professora chegou, a turma foi dividida e vejo que o trabalho anda bem, o interesse dos alunos é crescente.
Não me imaginava tranquila com este projeto, como estou agora, a temática está indo muito bem, mas o que fazer com todas as tristes informações que recebi? Fizemos uma reflexão em grupo perante os problemas, mas sei que eles continuaram, isto me deixa triste, mas sou apenas professora, e penso que no momento que os alunos tomam consciência, discutem e buscam soluções orais e escritas, já estou fazendo a minha parte.

Olha só nós no passeio pela COMUNIDADE

2 comments:

mauranunes.com said...

Oi Aline! Sim, dar espaço para a conversa, para a reflexão e discussão. Isso já é muito, isso é o trabalho, é a ação. As soluções, bem, tem seu tempo. Os problemas continuam, sem dúvida, mas o sentimento com relação a eles e a forma de lidarmos muda... quanto se tem oportunidades como esta, que ofereces aos teus alunos. Belo trabalho. Bjs, Maura - tutora do SI

Iris said...

Olá, Aline

Não consegui vê-los no passeio pela comunidade. Onde escreves: "Olha só nós no passeio pela COMUNIDADE" deveria ter um link para imagens? Podes verificar?
O que estás fazendo é muito importante: ouvir o que as crianças têm a dizer sobre seu cotidiano, permitir que se manifestem, pensem sobre sua realidade ajuda-as a elaborar e a se darem conta de seus sentimentos, a verem que os colegas se sentem de modo semelhante, que não estão sós.
Abra@os