Wednesday, January 10, 2007

ECS 6

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental – EAD

Disciplina: Escola, Cultura e Sociedade – uma abordagem sociocultural e antropológica.

Professora: Vera Corazza

Nome do aluno: Aline Bittencourt da Silva

ECS 6

As dominações na sociedade atual

Refletindo sobre o texto de Weber “Os três tipos de dominação legítima”, e procurando exemplos na sociedade atual, pode-se dizer que a dominação legal acontece em todos os ambientes de trabalho.

Mas creio que a dominação tradicional, está mudando. A família muitas vezes não tem a formação antiga de pai, mãe e filhos, o homem não comanda a família sozinho, pois o trabalho, o capital, fez de muitas mulheres as chefes de família, por exemplo.

Atualmente, o mais antigo , o velho, não é respeitado por sua sabedoria e experiência de vida, pelo contrário, a imagem nova e bonita tem mais valor na nossa sociedade.

Na escola, como as coisas não mudam muito, as professoras mais antigas, ainda tem o direito de escolherem suas turmas.

Penso que, a dominação carismática, cresceu muito de modo negativo, principalmente na religião. A cada dia surgem novas religiões, e seus líderes muito carismáticos, prometem tudo que as pessoas almejam, assim exercem a dominação sobre centenas de pessoas cegas, que trocam de religião como quem troca de roupa.

Na escola, estão presentes as dominações tradicional e legal, os cargos formam uma hierarquia que já é tradição, nós professores precisamos da direção por exemplo, que tem o poder de nos convocar se preciso, mas também de nos prejudicar caso a relação com o professor não seja boa.

Quando cheguei em Porto Alegre não consegui trabalhar na escola próxima a minha casa, pois a diretora não abre mão de suas professoras que são todas contratadas e deveriam ceder o lugar para uma nomeada. Aconteceu neste caso uma quebra da dominação legal, pois eu nomeada, não consegui minha vaga, a diretora não obedeceu a SEC, que também a “domina”. Mas eu tive muita sorte fui para um colégio onde a diretora consegue agir nas três dominações pois é uma pessoa maravilhosa.

Penso que na sala de aula já existe a dominação legal, entre professor e aluno, a tradicional pode ser quebrada, quando pensamos em educação e respeito entre professor e aluno, mas o ideal seria o professor dominar pelo carisma, o aluno ser orientado sem obedecer, mas porque confia, acredita e admira o professor.

No comments: