Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental – EAD
Disciplina: Escola, Cultura e Sociedade – uma abordagem sociocultural e antropológica.
Professora: Vera Corazza
Nome do aluno: Aline Bittencourt da Silva
ECS 7
Karl Marx e Friedrich Engels nasceram na Alemanha no século XIX. O primeiro filho de um advogado de origem judaica que converteu-se ao Protestantismo, o segundo filho de um rico industrial.
Essas condições materiais influenciaram para que os dois participassem das lutas sociais de sua época como militantes intelectuais. Nesse sentido preocuparam-se em estudar e compreender a sociedade em que viviam para destacar suas contradições e estabelecer formas de transformá-la.
Durante o século XIX a Alemanha estava em processo de unificação política e com desenvolvimento industrial, expandindo as relações sociais capitalistas para a Europa e outros continentes.
Foi justamente na Inglaterra que Marx e Engels desenvolveram mais intensamente suas atividade políticas e intelectuais, proibidas de serem realizadas na Alemanha. Assim, a militância na organização dos trabalhadores e a produção intelectual fizeram Marx e Engels debater com tendências políticas e intelectuais da época, entre elas: a filosofia alemã, a economia política inglesa e o socialismo francês.
Eles não concordavam com a maioria destas posições, e faziam suas produções baseadas naquilo que acreditavam, como: O Manifesto Comunista
Para eles naquela sociedade, e porque não hoje, os capitalistas ficavam cada vez mais ricos às custas do empobrecimento do proletariado.
Criticavam a forma do socialismo francês, que não era favorável a luta política e a revolução então fundaram o socialismo científico.
A atuação histórica de ambos, reclamavam pelo conhecimento e pela transformação unindo teoria e prática, desbancando a classe opressora ,a burguesia e apoiando as lutas dos trabalhadores, surgindo assim o comunismo.
Para Marx e Engels , o homem humanizou-se a partir do trabalho, na luta pela sobrevivência, e não a partir de um suposto pensamento racional.
A história são as condições criadas pelo homem na luta pela sobrevivência, condições que se complexificaram quando o homem passou a dominar a natureza.
O processo histórico se desenvolveu nas relações entre os homens e não como uma etapa no desenvolvimento de uma idéia.
Estes intelectuais analisaram a escola como reprodutora das relações sociais de produção capitalista, baseadas na intensa divisão do trabalho.
Essa problemática influenciará o debate Marxista sobre a educação no século XX.
Assim o conhecimento produzido por Marx e Engels e pela tradição de pensamento Marxista dentro dos movimentos sociais e políticos é indispensável para compreendermos as vinculações múltiplas da escola com a sociedade e, desse modo, elaborarmos uma práxis pedagógica transformadora, que vise o estímulo do trabalho criativo nos alunos e não a reprodução de um trabalho alienado e desumanizado.
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